História do Clube

O Sport Grupo Scalabitano “Os Leões” foi fundado em Santarém em 8 de Dezembro de 1911, por um grupo de jovens estudantes.

 

Em 1921, por ocasião do 10.º aniversário do clube, pela notícia do jornal “Correio da Estremadura” sabe-se que “Os Leões” possuíam já campo de futebol próprio. Tratava-se de um campo de jogos pelado, como quase todos à época, construído em terreno arrendado à família de António Abreu, localizado no limite urbano sudeste da cidade de Santarém, numa zona conhecida por “trás dos quintais”, com capacidade para alguns milhares de espectadores, a grande maioria lugares de pião.

 

O clube, habitualmente designado por “Leões de Santarém”, ou só “Leões”, adoptou como emblema o escudo bipartido amarelo escuro e branco, com um leão rompante, “de sua cor”, armado de preto ou todo preto.

 

Estabeleceram desde cedo “Os Leões” grande rivalidade futebolística com outro carismático clube da cidade de Santarém, o Sport Grupo União Operária, também conhecido por “Operário de Santarém”, ou só “Operário”.

 

Não obstante as ‘diferenças sociais’, a massa associativa do Operário ancorava-se nas classes mais humildes do campo e do operariado urbano, enquanto os adeptos dos Leões emergiam dos meios burgueses, englobando sobretudo profissões liberais, funcionários públicos e lavradores, pode dizer-se que foi sempre sadia a rivalidade entre ambos, tanto assim que viriam a associar-se num projecto comum.

 

“Os Leões” tiveram na primeira fase da sua actividade desportiva, que suspenderam a 22 de Agosto de 1969, para aderir ao Projecto Desportivo desenvolvido naquele ano na cidade de Santarém, uma carreira de grande dignidade, sendo dos mais consagrados clubes da zona centro do país, competindo muitas vezes em pé de igualdade com os melhores clubes da 2.ª e 3.ª divisões nacionais de todo o país, como o Torriense, o Caldas, o Olivais, o Oriental, o Barreirense, etc, tendo estado por duas ou três vezes muito perto de subir à 1.ª divisão nacional. Disputou designadamente em 1954 e 1956 as pules para a subida á I Divisão Nacional.

 

Actualmente e terminado o interregno de 1969, “OS LEÕES” retomam a sua atividade desportiva em 30 de Março de 2012, tendo como objetivo a prática desportiva através das modalidades de patinagem artística e futsal veterano.

 

(fonte da história Wikipedia)

Comments are closed.