Patinagem Artística

Código para o sorteio de bilhetes: 1911

 

A modalidade de Patinagem Artística apresenta as seguintes vertentes:

• Individuais – Figuras Obrigatórias, Patinagem Livre e Solo Dance
• Pares Artísticos – Patinagem Livre
• Pares de Dança – Danças Obrigatórias (incluindo a Dança de Criação e Dança Livre).

Patinagem Artística, Patinagem Artística, Patinagem Artística de Santarém.

Esta modalidade divide os atletas por escalões sendo eles:
• Iniciação – menos de 8 anos
• Infantil – 8 a 10 anos
• Iniciado – 11 e 12 anos
• Cadete – 13 e 14 anos
• Juvenil – 15 e 16 anos
• Júnior – 17 e 18 anos
• Sénior – 19 ou mais anos

 

O grande crescimento da Patinagem Artística em Portugal dá-se nos anos 70.

Patinagem Artística
 

O grupo de patinagem artística, apresentou o seu primeiro esquema de grupo “Drunken Pirates”, na gala dos Campeões da A.P.Ribatejo 2012, no Pavilhão Municipal do Entroncamento em Janeiro de 2013.

Foi com imensa alegria que Paulo Morais, presidente da Direção do SGS “Os Leões”, se pronunciou sobre a primeira participação em competições oficiais do clube, desde a sua reativação desportiva em Março de 2012, “Foi notório o enorme sentido de responsabilidade com que a secção de Patinagem Artística participou no campeonato Distrital de Patinagem Artística, que se realizou no dia 20 de abril em Coruche. O resultado alcançado pelas patinadoras do escalão de cadetes, Ana Filipa Baeta e Mariana Morais, 4º e 13º lugar, que ficará gravado na história recente do clube, pois permitiram a Ana Filipa Baeta o ingresso nas provas intercalares de acesso ao campeonato nacional e o 8º lugar coletivo. Importa destacar a presença digna na representação da cidade de Santarém e na forma galharda como se bateram com adversários que beneficiam de condições de treino que ainda não podemos proporcionar a estas jovens promessas da patinagem escalabitana”.

 

Na passagem do primeiro ano da reativação desportiva do clube, a Direção, congratula-se pelo desempenho das atletas e pelo crescimento do projeto da Patinagem Artística no seio de “Os Leões”. Apesar de ainda não ter sido ultrapassada o principal constrangimento à consolidação deste projeto, o acesso aos Pavilhões da cidade de Santarém, o número de patinadores na classe de aprendizagem não para de crescer e todos os dias recebemos mais crianças interessadas em patinar. Somente com o esforço redobrado dos pais e compreensão dos treinadores é que tem sido possível ultrapassar as dificuldades. Por outro lado, o apoio dos nossos patrocinadores nas deslocações, a cooperação incondicional da Junta de freguesia da Glória do Ribatejo na cedência do Pavilhão Gimnodesportivo, permite que os patinadores mais experientes continuem a evoluir.

 

Feito um balanço de cinco meses de atividade, sentimos que não defraudamos o passado e acalentamos a ideia de um projeto, no qual a Patinagem Artística é modalidade principal e que não se esgota em perspetivas exclusivas. Acreditamos que com dedicação, dando o melhor de cada um, será possível construir uma alternativa concorrente, na convicção plena de que serão alcançados melhores resultados para todos. O principal objetivo o desenvolvimento da Patinagem Artística na cidade de Santarém, como especialidade autónoma da Patinagem, ganhou “espaço”, vitalidade e qualidade, como sempre afirmamos que seria possível e desejável.

 

Comitiva de Patinagem Artística
Comitiva do SGS “Os Leões” no Campeonato Distrital de Patinagem Artística

Comments are closed.